a bem da nação?
Enquanto mudo o aspecto do meu blog a minha mãe diz-me que Salazar ganhou o concurso televisivo de "O melhor português de sempre". Das três uma:
- Eu não sou portuguesa;
- Não foram portugueses que votaram;
- A memória histórica reduz-se à medida que cresce a miséria.
E agora? querem voltar aos tempos do "melhor português de sempre"?
... a bem da nação? Vem aí a bota cardada?
A história não se repete, mas quando a esquecemos ou desconhecemos caímos no risco de fortes aproximações a fenómenos passados.
O golpe militar que instaurou a ditadura em 1926 deu-se na sequência da espiral de crise económica, social, política e financeira em que o país mergulhou fundo por alturas da I Guerra. O povo decepcionara-se com a república na qual depositara fortes esperanças. E logo em 1911 pesadas ofensivas contra os trabalhadores e as populações deram origem a grandes manifestações e greves. A Constituição de 1911 ao nível da estrutura económica do país não trouxe grandes novidades face ao que existia na monarquia e os novos paladinos revelaram-se iguais aos velhos. Os verdadeiros republicanos ficaram esquecidos com os heróis da Rotunda. A fórmula do aumento de impostos e redução de salários para estancar o défice não é novidade, foi usada pelo Afonso Costa (e já nessa altura não era nova). Pediram-se sacrifícios ao povo. Veio a guerra e com ela o país caiu ao lodo. A fome deu origem a visões em Fátima.
Depois veio o primeiro ditador, o Sidónio Pais e o seu integralismo lusitano.
Promessas de resolução e uma completa desorientação.
E o que se passa hoje?
... O sebastianismo deu lugar a um saudoso integralismo lusitano enquanto subiam as taxas de juro, fechavam escolas, hospitais, aumentava o desemprego, o preço dos bens essenciais e serviços.
Votaram no Sócrates na esperança da salvação, votaram no Cavaco na esperança da salvação, votaram no morto na esperança da salvação...
Hitler também foi eleito.
4 comentários:
Está bonito o site!
... e os fachos a concorrer à AE de Letras. 5ª, às 15h30, na Esplanada da Faculdade de Letras (entrada principal, bar à esquerda no corredor), haverá um debate organizado pelo SOS Racismo com a Eduarda Dionísio e o José Mário Branco.
Já sei. Vi o teu blog.
No sábado tive oportunidade de ler os comunicados dessa lista X que inundaram as paredes da faculdade de letras.
Obrigada
Foi uma vergonha depois de 33 anos de Democracia!
Queria corrigir: afinal não é o "melhor" mas o "maior".
... Assim está bem. Assim já pode ser... o maior não é necessáriamente o melhor. Pode ser o maior cabrão da história.
Enviar um comentário