Zizurkil
Imagine que você vivia numa terra chamada Zizurkil. Imagine que nas eleições autárquicas o partido em quem votou (um partido legal) saia vencedor. Imagine que o seu voto e o de todos os que votaram como você apareciam no edital dos resultados como... nulos (sem que a lista tivesse desistido ou apresentado irregularidades processuais mas, tão só, porque defendia ideias diferentes).
Isto passa-se a cerca de 800 km de Portugal, no País Basco. Decorreram hoje eleições locais no estado espanhol. A ANV (Acção Nacionalista Basca), um pequeno e antigo partido de esquerda, que até agora tem sido considerado na legalidade pelas autoridades espanholas, recebeu os votos da esquerda independentista basca depois do apelo feito pelo ilegalizado Batasuna. No entanto, metade das suas listas foram anuladas. Não sem antes terem sido anuladas todas as listas apresentadas por uma outra organização criada no âmbito destas eleições. O resultado para esquerda independentista é bastante positivo se somarmos, como fez o Gara, todos os votos expressos na ANV (os considerados e os anulados).
Imagine agora como será a vida em Zizurkil (ou outras terras no País Basco) onde 5 dos 11 eleitos não têm qualquer legitimidade para assumirem estes cargos do poder local.
2 comentários:
É a implementacao democracia original, infelizmente nao inédita...
É a democracia do faz de conta.
Como a nossa, mas mais desavergonhada.
Enviar um comentário